Dicas e Cuidados

Quem tem um Volkswagen sabe que ele não é qualquer veículo, é O CARRO! Seu Volkswagen merece cuidados especiais, confira aqui um conteúdo que pode te ajudar a cuidar e aprender mais sobre ele.
  • Conservação e limpeza - Externa

    Cuidando de forma adequada você preserva a estética e também o valor de revenda do seu Volkswagen.

    Confira abaixo algumas dicas de limpeza e cuidados.

    Lavagem convencional externa

    Dissolva a sujeira e remova o excesso com água.

    Não lave o carro sob sol intenso.
    Limpe o carro com uma esponja macia, de cima para baixo, começando pelo teto, sem exercer muita pressão. Jamais deixe a esponja cair no chão antes e durante a lavagem.

    Só é necessário à aplicação de shampoo ou sabão neutro se houverem sujeiras persistentes. Quando necessário procure sempre usar produtos próprios para carros.

    Lave, por último, os pára-choques, a região abaixo das soleiras das portas e as rodas.

    Seque-o bem com panos macios.

    Nunca tente remover a sujeira, lama ou pó, com a superfície do veículo seca, para não riscar a pintura ou os vidros do seu veículo.

    Para secar os vidros e espelhos retrovisores externos utilize um pano seco que não desfie ou flanelas. Se achar necessário, existem produtos no mercado que quando aplicados no para-brisas melhoram a visibilidade em chuvas e aumentam a durabilidade das paletas.

    Mantenha sempre a parte interna dos vidros limpas, assim você contribui para que eles não embacem.

    Sempre que for lavar o seu carro seja consciente e não desperdice água. Experimente usar um balde, esta atitude gera economia.

    Se preferir, as Concessionárias Volkswagen oferecem o serviço de lavagem a seco utilizando produtos especiais homologados pela fábrica.

    Limpeza do compartimento do motor

    É recomendado que a limpeza do compartimento seja feita somente se houver muita necessidade, pois há uma série de chicotes e conexões elétricas que poderão ter os contatos comprometidos (perda de sinais das unidades eletrônicas, sensores, etc). Se realmente tiver de fazer a limpeza, recomendamos que a faça em um local especializado.

    Enceramento da Pintura

    Mesmo sendo um dos procedimentos mais simples para proteção da pintura, encerar o seu carro é extremamente importante. Além dar brilho e boa aparência a pintura a cera automotiva cria uma camada protetora contra as ações do tempo e diversos tipos de impurezas evitando manchas e oxidação.

    Nunca encere seu veículo sujo, empoeirado, molhado ou com a carroceria quente.

    Não exagere na quantidade de cera e não a aplique em peças com pinturas foscas, partes plásticas e emborrachadas.

    Remova sempre toda a cera da pintura após aplicação.

    Polimento

    O polimento só é necessário quando seu veículo estiver com a pintura riscada, queimada ou perdido o brilho e este já não for recuperável com a aplicação de cera de conservação. Não é aconselhável polir o veículo diversas vezes, pois pode prejudicar a camada de verniz original da pintura.

     

  • Conservação e limpeza - Interna

    Limpeza Interna

    Para limpar os revestimentos de portas, colunas e do painel de instrumentos utilize apenas um pano limpo que não desfie, umedecido em água. Nunca limpe estes componentes com produtos que contenham solventes derivados de petróleo.

    Limpeza dos cintos de segurança

    Desenrole o cinto de segurança sujo para fora e lave-o com uma solução morna de água e sabão neutro tomando cuidado para não molhar o fecho do cinto. 

    Nunca utilize produtos químicos ou ácidos, pois podem danificar a resistência do tecido.

    Só o enrole quando o cadarço estiver totalmente seco pois a presença de umidade pode danificar o enrolador automático.

    Se detectar danos no cadarço do cinto, nas ligações, no enrolador automático ou no fecho, substitua o cinto de segurança e também o fecho fixado no banco, em um Concessionário Volkswagen.

    Não tente reparar um cinto de segurança com as próprias mãos. Os cintos de segurança nunca podem ser submetidos a qualquer tipo de alterações nem desmontados por pessoa não qualificada.

    Poderá ser necessária uma substituição dos cintos de segurança, após um acidente, mesmo que não haja danos visíveis.

    Tecido

    Os estofamentos, os revestimentos de tecido e do teto devem ser periodicamente aspirados.

    Para limpeza recomendamos a utilização de uma esponja macia ou de um pano que não desfie. Se for necessário utilizar escova procure uma que não agrida os revestimentos.

    No caso de sujeira pesada, pode-se recorrer a uma limpeza com espuma especial. A espuma deve ser aplicada sobre a superfície do tecido com uma esponja macia, esfregando-se levemente evitando que os tecidos fiquem encharcados. Remova toda a espuma com panos secos que tenham uma boa absorção, utilize o aspirador depois de totalmente seco.

    Couro

    Para remover poeira ou manchas recentes (como, por exemplo, café, sucos, refrigerantes) utilize água e um pano de boa absorção. Se persistir, aplique detergente neutro com uma esponja úmida.

    Para remoção de sujeiras mais difíceis, como, por exemplo, óleo, batom ou canetas aplique com um pano uma solução composta por 2 colheres de sopa de sabão neutro para 1 litro de água. Tenha o cuidado de não molhar excessivamente o couro, para que não penetre água pelas costuras. Em seguida enxugue com um pano macio.

    Se preferir, orientamos a aplicação de produtos específicos para limpeza de couro disponíveis no mercado e nas Concessionárias Volkswagen.

    Na limpeza de manchas, poderá ser necessário limpar não apenas o local, mas toda a superfície, especialmente se existirem sujeiras generalizadas. Caso contrário, a superfície limpa poderá ficar mais clara do que a superfície não limpa.

    Após limpeza e secagem pode ser feita a hidratação do couro com produtos disponíveis no mercado, estes além de proporcionarem boa aparência contribuem para proteção e evitam o ressecamento. Consulte seu concessionário.

    Tenha cuidado, peças de vestuário escuro (quando úmidas ou que possuam tingimento deficiente) podem manchar o couro dos bancos. As partes pontiagudas ou rígidas, costuras e velcros podem provocar atrito e danificar sua superfície.

     

  • MIM – Mecânica Interativa para Mulheres

    O MIM foi criado para ensinar conceitos básicos sobre mecânica, de maneira dinâmica e simples. Além de conhecer mais sobre nossos carros e suas tecnologias, você vai aprender também a utilizar e conservar ainda mais seu Volkswagen. Procure a concessionária Orvel de sua preferência e inscreva-se.

  • Mecânica Passo a Passo Volkswagen

    A ferramenta ideal para você saber na íntegra como funciona o seu Volkswagen.

    Venha aprender conceitos básicos sobre mecânica em um curso agradável e dinâmico. Você vai saber como utilizar a conservar melhor seu Volkswagen e ainda como colaborar para a segurança no trânsito.

    Faça aqui o curso online

  • Saiba qual o certo para o seu carro

    Óleo

    É um dos principais componentes para o correto funcionamento do motor. Ele é responsável por lubrificar as peças evitando desgaste prematuro e o superaquecimento.

    É necessário substituí-lo em intervalos de tempo e quilometragem recomendados pelo fabricante, pois com o tempo o óleo diminui sua eficácia pela quantidade de quilômetros rodados e pela contaminação por outras substâncias contidas no motor.

    A Volkswagen recomenda a substituição a cada 10.000 Km ou 6 meses para veículos de uso convencional. Sempre utilize óleos homologados.
     


    Indicado para Veículos: Motores Norma VW  Óleo  

    Modelos Nacionais e

    Importados com motorização TotalFlex a partir da linha 2014. 

    TotalFlex

    VW 508 88 

     

    Outras opções no mercado

    Maxi Performance 

    VW 508 88

    SAE 5W 40
    Volkswagen G 053 553 R2

    *substitui o óleo Castrol

    G 052 553 R2

     

    Modelos Nacionais

    produzidos a partir de

    12/2002 até a linha 2013.

    Modelos Importados

    produzidos à partir de

    12/2002 (inclusive Passat linha 2001 em diante).

    Gasolina,
    Etanol e TotalFlex

    VW 502 00

     

    Outras opções no mercado

    Maxi Performance

    VW 502 00

    SAE 5W 40
    Volkswagen G 052 167 R2

    *substitui o óleo Castrol

    G 052 167 A4

     

    Castrol Edge

    ProfessionalA3

    SAE 0W 30

    Volkswagen G 052 167 A7

     

    Modelos Nacionais

    produzidos até 11/2002
    (Exceto Passat a partir da linha 2001)

    Gasolina e Etanol VW 501 01

    Outras opções no mercado
    Castrol Magnatec Exclusive
    SAE 10W 40
    Volkswagen G 052 167 A1
     
    Amarok (com filtro de partículas - DPF). Diesel

    VW 507 00

     

    Outras opções no mercado

    Castrol Edge Professional Longlife III (titanium FST)
    SAE 5W 30
    Volkswagen G 052 195 R2
     
    Amarok (sem filtro de partículas - DPF). Diesel

    VW 509 99

     

    Outras opções no mercado

    Maxi Performance

    VW 508 88
    SAE 5W 40
    Volkswagen G 053 553 R2

    *substitui o óleo Castrol

    G 052 553 R2

     
    Caravelle e Eurovan. Diesel VW 505 00

    Outras opções no mercado
     

    Maxi Performance

    VW 502 00

    SAE 5W 40

    Volkswagen G 052 167 R2

    *substitui o óleo Castrol

    G 052 167 A4

     

    Castrol Edge Professional A3 SAE 0W 30 Volkswagen

    G 052 167 A7

     

    Castrol Magnatec Exclusive
    SAE 10W 40
    Volkswagen G 052 167 A1

     

    NOTA: Em caso de dúvidas sobre o óleo a ser utilizado, prevalece a informação que consta no manual do proprietário do veículo. 
     


    Aditivo do sistema de arrefecimento

    Adicionado no reservatório de água do motor este líquido auxilia para que a água do radiador esteja em condições de resfriar o sistema. Ele evita o ressecamento prematuro de mangueiras e tem função antioxidante, o que minimiza a corrosão das partes metálicas do motor. Consulte um concessionário para verificar a correta proporção de aditivo e completar o nível do sistema em intervalos regulares.
     

    Fluído de Freio

    Importante componente do sistema de freios ele atua como lubrificante e previne a corrosão de peças de todo o sistema.

    Não complete o reservatório caso ele esteja baixo. O mais indicado é substituir ao menos um vez por ano para garantir o perfeito funcionamento do sistema de freios e sua segurança.
     

    Aditivos e Fluidos

    Aditivo para líquido de arrefecimento (cor azul esverdeado)

    G 052 774 A3 - 1 litro (nacionais até 04/2000)

    * 60% água + 40% aditivo

     

    Aditivo para líquido de arrefecimento (cor lilás)

    G 013 A8J M1 - 1 litro (nacionais a partir de 05/2000 e importados)

    * 60% água + 40% aditivo

     

    Fluido para freios hidráulicos (DOT 4)

    B 000 750 M1 - 0,25 litro 

     

    Spray lubrificante do cilindro da maçaneta da porta

    G 052 778 A2 50 ml

    *pela abertura para inserção da chave no cilindro

  • Peças

    Quem tem um Volkswagen sabe que ele não é qualquer veículo, é O CARRO!

    Seu Volkswagen merece cuidados especiais, confira aqui um conteúdo que pode te ajudar a cuidar e aprender mais sobre ele.
     

    As velas de ignição têm como finalidade a emissão de centelhas, que são responsáveis pela queima de combustível no motor no momento certo. Quando danificadas causam falhas na aceleração, perda de potência, dificuldade de partida no motor e aumento do consumo de combustível. Recomenda-se a substituição a cada 40.000 km e lembre-se também de checar as condições dos cabos de vela.
     

    O filtro de óleo do motor é responsável por manter o óleo livre de impurezas, eliminando resíduos de combustão e partículas de metal que são geradas pela fricção de suas peças internas. Se danificado causa perda de potência e compromete o funcionamento do motor.

    O filtro de ar é responsável por evitar que pó e outras impurezas entrem na câmara de combustão do motor. Utilizar um filtro gasto ou de má qualidade pode gerar perda de potência e superaquecimento do motor, além de aumento na emissão de poluentes do ar.
     

    O filtro de combustível retém a passagem de partículas contaminantes que possam estar no tanque de combustível de seu veículo. O filtro quando prejudicado afeta diretamente o desempenho do sistema de injeção, comprometendo também a potência, aumento do consumo de combustível e podendo causar desgastes prematuros nos componentes do motor.

    Siga a recomendação do plano de manutenção de seu veículo para a troca periódica deste componente ou peça para o Consultor Técnico avalia-lo sempre que necessário.
     

    As pastilhas de freio executam a frenagem do veículo por meio do atrito com o disco de freio. Ambos são desenvolvidos com materiais específicos para suportar altíssimas variações de temperatura. Fique atento a ruídos e perda de desempenho nas frenagens. Pastilhas de freio não homologadas podem causar desgaste excessivo do disco, alto nível de ruído e falhas de frenagem que podem comprometer a sua segurança.
     

    O filtro do ar-condicionado ou filtro de poeira e pólen, como também é conhecido, retém odores e fumaças que possam entrar na cabine do seu veículo.
    O filtro, quando gasto ou entupido, pode prejudicar o funcionamento do sistema de ventilação e ar-condicionado, causando a proliferação de bactérias e fungos que, além de gerarem mau cheiro, podem causar doenças respiratórias.

  • Pneus

    Alinhamento

    Se o seu carro puxa para um dos lados, tem uma direção imprecisa e se mesmo calibrados os pneus cantam em velocidade baixa são sinais de que ele pode estar desalinhado. Isso ocorre por conta de buracos, valetas e até mesmo o subir e descer guias das calçadas.

    O alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão evitando desconforto ao dirigir e desgaste prematuro dos pneus.

    Balanceamento

    Vibrações no volante ou trepidações em altas velocidades além de representarem perigo denunciam que seu carro pode estar desbalanceado. Além dos riscos a direção desbalanceada diminui a vida útil dos pneus e parte dos componentes da suspensão.

    O Balanceamento é a aplicação de contra pesos na roda para encontrar o equilíbrio perfeito no movimento de rotação entre pneu e roda.

    Calibragem

    Os valores de calibração variam de modelo para modelo, e também em função da carga aplicada ao veículo.

    Apesar de ser um procedimento simples manter seus pneus calibrados auxilia a vida útil dos pneus e também na economia de combustível.
    Para uma consulta rápida verifique se disponível na tampa do reservatório de combustível ou consulte o Manual de seu veículo.

    TWI

    O TWI (Tread Wear Indication) são indicadores de desgaste que encontra-se entre os sulcos longitudinais da banda de rodagem dos pneus. Se este indicador está no mesmo nível que o restante do pneu significa que o pneu atingiu seu limite de desgaste e está na hora de trocar.

    Os pneus são itens de segurança e merecem um cuidado especial. Visite uma de nossas concessionárias e faça um check-up grátis.

  • Uso severo

    As situações a seguir exemplificam condições de uso severo do veículo:

    Constante uso do reboque ou em viagens com carga máxima;

    Trânsito freqüente em estradas ou vias ruins, com alto índice de poeira ou sem pavimentação;

    Trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso e paradas frequentes, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;

    Prestação de serviços de Táxi, Auto Escola, Entregas, Especiais (Bombeiro, Ambulância, etc.) e/ou similares;

    Situações com elevado índice de partículas suspensas (indústrias mineradoras, de cimento, siderúrgicas, marmorarias, salinas, etc.).

    Veículos nestas condições necessitam de cuidados ainda maiores. O Consultor Técnico de sua Concessionária Volkswagen o aconselhará sobre uma eventual necessidade de efetuar quaisquer serviços intermediários. Para mais informações consulte o Manual de Manutenção e Garantia do seu Volkswagen.